E-mail com cobranças indevidas estão se popularizando, criminosos utilizam boletos falsos e mensagens parecidas com as oficiais para aplicar golpes.
Praticamente todos os meses muitos clientes nos procuram questionando sobre cobranças de domínios e hospedagem recebidas em seus e-mails, porém nem sempre essas cobranças são enviadas oficialmente pelas empresas oficiais, muitas vezes pode se tratar de um golpe.
Esse golpe é antigo, os criminosos aplicam desde 2006 e infelizmente está cada vez mais comum. Se trata de uma cobrança recebida por e-mail, uma mensagem muito parecida com a oficial, inclusive com os seus dados de domínio, porém as cobranças são emitidas em nomes diferentes aos oficiais e os seus valores na grande maioria das vezes muito discrepante do verdadeiro.
Vamos te ajudar a identificar boletos falsos à respeito de registros de domínios e hospedagens.
Caso você ainda tenha dúvida, a nossa recomendação é entrar em contato conosco ou com o seu consultor de T.I.
O primeiro ponto é ver o remetente do e-mail, em todos os casos nunca o e-mail falso é enviado por um domínio oficial da empresa. Você perceberá que os e-mails muitas vezes são criados para tentar se passar pelo oficial, como um e-mail registrobr@gmail.com, mas não se engane!
No caso do registro.br as mensagens oficiais de cobrança vem dos e-mails com domínios @registro.br e as cobranças não são enviadas em anexo. Os instrumentos de pagamento das cobranças do Registro.br, salvo aquelas referentes aos Recursos de Numeração Internet, obrigatoriamente devem ser emitidos por meio de nosso site.
Nos casos de hospedagem a mesma dica vale, sempre verifique o remetente do e-mail. Além disso, recomendamos sempre que você abra o seu painel do cliente para verificar as suas cobranças, assim você evita fraudes.
Uma medida de segurança crucial é verificar as informações que constam no boleto em anexo do e-mail. O nome do beneficiário por exemplo deve estar correto, com o nome jurídico da empresa emissora, com o seu CNPJ oficial.
Além de verificar o nome do beneficiário no documento em anexo, veja também o nome do beneficiário que irá ser exibido no seu aplicativo bancário na hora de realizar o pagamento. O nome do beneficiário pode ser facilmente alterado no documento em anexo com softwares de edição de imagem, mas o seu aplicativo bancário sempre exibirá o beneficiário oficial.
Confira também o valor do boleto, já recebi mensagens de clientes recebendo cobranças de R$ 900 por um ano de registro de domínio, quando na verdade a registro.br cobra apenas R$ 40 por ano… O mesmo vale para os planos de hospedagem!
Em resumo para evitar esse golpe é preciso estar bem informado sempre! O registro.br criou uma página com as suas informações oficiais que devem constar nas cobranças.
A nossa dica principal é sempre entrar na área do cliente da empresa emissora da cobrança para verificar a veracidade do pagamento.
No caso da Alakadim, todas as nossas cobranças são enviadas através dos e-mails com domínio @alakadim.com.br
Em caso de dúvidas sobre alguma cobrança, fique à vontade para entrar em contato conosco!