Quanto custa um logotipo?

O preço de um logotipo é variável, mas neste artigo te daremos uma média de valores e itens para você prestar atenção na contratação deste serviço.

Publicado por Murillo Torres 21 de novembro de 2024 | Leitura: 15 min
Quanto custa um logotipo?

Quanto custa um logotipo?

Essa dúvida é muito comum para quem está começando a empreender agora e precisa de um logotipo.

A verdade é que não existe um valor definido e pode variar significativamente entre R$ 200 reais com pequenos designers ou até mesmo mais de R$ 10 mil reais com grandes agências de branding.

Até mesmo de graça é possível conseguir criar o seu logotipo através de plataformas online ou pagando um pouco a mais por recursos premium.

Para avaliar o custo de um logotipo, pense no valor que ele trará para sua empresa. Um logotipo bem projetado pode aumentar o reconhecimento da marca, construir confiança com os clientes e até mesmo influenciar as decisões de compra.

Nem sempre o logotipo ‘mais caro’ é o melhor, o logotipo da Nike por exemplo custou apenas 35 dólares para ser criado em 1975, já o novo logotipo do Itaú ficou muito parecido com o original e custou mais de R$ 5 milhões de reais para ser criado.

Quais são os fatores que impactam no preço de um logotipo?

Embora pareça ser algo tão simples de ser criado, até existe ferramentas gratuitas na internet onde qualquer um pode criar um logotipo, o processo de criação de um profissional ou agência especializado pode ser muito trabalhoso.

A grande questão é que a criação de um logotipo pode ou não se resumir à apenas criar uma imagem, muitos profissionais necessitam fazer pesquisas de mercado, análises, e estudos sobre o design antes de conceber uma marca.

Além disso, existem mais entregáveis que você pode receber junto com o logotipo, como por exemplo um manual de marca completo com fontes, cores, estilo de fotografia, tom de voz e muito mais.

Manual de Marca

Algumas empresas além de criar um logotipo também desenvolvem um manual de marca (brand book), um documento muito completo que determinará como será toda a identidade visual da empresa, mantendo a padronização da comunicação em qualquer ambiente.

Mas nem todas as empresas precisam de um manual de marca, às vezes um pequeno documento demonstrando as utilizações do logotipo já é o suficiente.

Para se ter noção do que é um manual de marca na prática, você pode conhecer o manual de marca da operadora Oi. Essa marca custou R$ 2 milhões de reais para ser recriada em 2016 e é um manual de marca excelente para estudos.

Formatos de arquivo de logotipo para usar

É importante que você tenha atenção nos arquivos finais do seu logotipo, pois ele pode ser utilizado em diversos lugares, não só digitalmente nas suas redes sociais ou no seu site, mas também por exemplo em um cartão de visitas, uma caneca o até mesmo um outdoor.

Independente do caminho escolhido, seja criar um logotipo sozinho, com um profissional designer ou com uma agência, é importante que você tenha os seguintes itens:

Arquivo vetorial

Este é o tipo de arquivo principal que você deve ter, pois pode ser reformatado ou redimensionado para diversos tamanhos sem prejudicar a qualidade da imagem. Arquivos vetoriais geralmente são AI, PDF ou SVG.

PNG Transparente

Facilmente é possível criar uma cópia PNG transparente do seu logotipo a partir do arquivo vetorial como comentamos à cima, porém é de grande utilidade ter uma cópia em boa qualidade do seu logotipo em PNG transparente para facilitar o uso em diversas aplicações.

Como proteger o seu logotipo e sua marca

Não basta apenas inventar um nome, criar um logotipo e dizer que essa marca é sua. Por mais que você tenha o nome de domínio, e os usuários criados nas redes sociais, para garantir todos os seus direitos sobre uma marca é necessário fazer um registro de marca no INPI.

Sem esse registro você corre o risco de alguém copiar o seu trabalho e se apropriar dele ou até mesmo abrir uma empresa no mesmo seguimento com o mesmo nome.

O registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, garante judicialmente todos os seus direitos sobre determinada marca.